Olá! Seja bem-vindo(a) ao nosso blog! Faça, deste espaço, um ambiente de estudo e reflexão! Boa leitura! || "A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." (Paulo Freire)

domingo, 16 de outubro de 2011

A ARTE

O que seria arte para você? Qual a melhor maneira de defini-la?
Poesia, pintura, arquitetura, teatro, música, escultura – essas são algumas dentre as variadas manifestações de arte. Os artistas não só recriam a realidade como também ultrapassam barreiras. Eles são como mágicos, que modelam o mundo de acordo com suas próprias ideias.
Um caso que ilustra bem esse poder mágico da arte é o do pintor Cândido Portinari, que retratava os meninos de sua cidade natal, Brodósqui, brincando em gangorras. Quando questionado sobre isso, simplesmente respondia: “gosto de vê-los assim, no ar, feito anjos”.


Um poema que relaciona muito bem esse jeito do artista recriar seu próprio mundo é “Traduzir-se”, de Ferreira Gullar:

Uma parte de mim
é todo mundo:
outra parte é ninguém:
fundo sem fundo.

Uma parte de mim
é multidão:
outra parte estranheza
e solidão.

Uma parte de mim
pesa, pondera:
outra parte
delira.

Uma parte de mim
almoça e janta:
outra parte
se espanta.

Uma parte de mim
é permanente:
outra parte
se sabe de repente.

Uma parte de mim
é só vertigem:
outra parte,
linguagem.

Traduzir uma parte
na outra parte
— que é uma questão
de vida ou morte —
será arte?


De Na Vertigem do Dia (1975-1980)



Nenhum comentário:

Postar um comentário