Olá! Seja bem-vindo(a) ao nosso blog! Faça, deste espaço, um ambiente de estudo e reflexão! Boa leitura! || "A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." (Paulo Freire)

domingo, 30 de outubro de 2011

ARCADISMO

Para falar sobre o Arcadismo vamos assistir a este vídeo feito pelo Grupo iPed. Note que o Arcadismo tem espírito claramente reformista. Esse movimento pretendia reformular a instrução, os costumes, as atitudes sociais, uma vez que é manifestação artística.



 


O que mais podemos destacar do movimento Árcade são as inspirações na natureza, criando assim os conceitos de Fugere Urbem e Carpe Diem (fugir da cidade / aproveite o dia). Os seguidores do Arcadismo prezavam pela vida simples, bucólica e pastoril. Observe essas características no soneto de Cláudio Manuel da Costa:

VI

Brandas ribeiras, quanto estou contente
De ver-vos outra vez, se isto é verdade!
Quanto me alegra ouvir a suavidade,
Com que Fílis entoa a voz cadente!

Os rebanhos, o gado, o campo, a gente,
Tudo me está causando novidade:
Oh! como é certo que a cruel saudade
Faz tudo, do que foi, mui diferente!

Recebi (eu vos peço) um desgraçado,
Que andou até agora por incerto giro,
Correndo sempre atrás do seu cuidado:

Este pranto, estes ais com que respiro,
Podendo comover o vosso agrado,
Façam digno de vós o meu suspiro.

Veja também as características árcades no quadro do pintor francês Watteau. Em vários de seus quadros a elite está no campo:


Também não podemos deixar passar em branco a obra de Tomás Antônio Gonzaga. Seu principal trabalho é Marília de Dirceu, que foi inspirado em um romance real do autor com Maria Dorotéia. Nas liras também podemos perceber a exaltação à natureza:

Eu, Marília, não sou algum vaqueiro,
que viva de guardar alheio gado,
de tosco trato, de expressões grosseiro,
dos frios gelos e dos sóis queimado.
Tenho próprio casal e nele assisto;
dá-me vinho, legume, fruta, azeite;
das brancas ovelhinhas tiro o leite
mais as finas lãs, de que me visto

Uma sugestão de leitura para alunos mais novos é o livro A Ladeira da Saudade, de Ganymédes José. A trama acontece em Minas Gerais e fala sobre dois adolescentes que revivem a história de Marília de Dirceu.



Saiba mais sobre o Arcadismo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arcadismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário