O Parnasianismo é uma manifestação poética cuja estética é “a arte pela arte” ou “a arte sobre a arte”. Essa fase prolongou-se até a Semana de Arte Moderna, em 1922. A poesia parnasiana é anti-romântica e cultua a perfeição da forma.
Essa perfeição pode ser considerada por meio da análise dos sonetos (dois quartetos e dois tercetos), a métrica dos versos alexandrinos (12 sílabas poéticas) e também decassílabos. Os autores parnasianos utilizavam rimas ricas, opondo-se aos versos românticos que eram livres e brancos.
Observe os versos de Olavo Bilac, A um poeta:
Longe do estéril turbilhão da rua,
Beneditino escreve! No aconchego
Do claustro, na paciência e no sossego,
Trabalha e teima, e lima , e sofre, e sua!
Beneditino escreve! No aconchego
Do claustro, na paciência e no sossego,
Trabalha e teima, e lima , e sofre, e sua!
Mas que na forma se disfarce o emprego
Do esforço: e trama viva se construa
De tal modo, que a imagem fique nua
Rica mas sóbria, como um templo grego
Do esforço: e trama viva se construa
De tal modo, que a imagem fique nua
Rica mas sóbria, como um templo grego
Não se mostre na fábrica o suplicio
Do mestre. E natural, o efeito agrade
Sem lembrar os andaimes do edifício:
Do mestre. E natural, o efeito agrade
Sem lembrar os andaimes do edifício:
Porque a Beleza, gêmea da Verdade
Arte pura, inimiga do artifício,
É a força e a graça na simplicidade.
Arte pura, inimiga do artifício,
É a força e a graça na simplicidade.
Nessa poesia, Bilac se manifesta sobre o ofício de ser poeta, remetendo àquela característica da “arte pela arte”, lembram? Assim também fez Carlos Drummond de Andrade, poeta modernista.
Eu quero compor um soneto duro
como poeta algum ousara escrever.
Eu quero pintar um soneto escuro,
seco, abafado, difícil de ler.
Quero que meu soneto, no futuro,
não desperte em ninguém nenhum prazer.
E que, no seu maligno ar imaturo,
ao mesmo tempo saiba ser, não ser.
Esse meu verbo antipático e impuro
há de pungir, há de fazer sofrer,
tendão de Vênus sob o pedicuro.
Ninguém o lembrará: tiro no muro,
cão mijando no caos, enquanto Arcturo,
claro enigma, se deixa surpreender.
como poeta algum ousara escrever.
Eu quero pintar um soneto escuro,
seco, abafado, difícil de ler.
Quero que meu soneto, no futuro,
não desperte em ninguém nenhum prazer.
E que, no seu maligno ar imaturo,
ao mesmo tempo saiba ser, não ser.
Esse meu verbo antipático e impuro
há de pungir, há de fazer sofrer,
tendão de Vênus sob o pedicuro.
Ninguém o lembrará: tiro no muro,
cão mijando no caos, enquanto Arcturo,
claro enigma, se deixa surpreender.
Olavo Bilac
Saiba mais sobre o Parnasianismo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Parnasianismo
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